Duas universidades federais em Minas Gerais vão inaugurar até o fim deste primeiro semestre várias miniusinas solares fotovoltaicas. A primeira será na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e com potência instalada de 278 kWp, e as demais na UFV – Universidade Federal de Viçosa, em instalações em três locais diferentes, que totalizarão 660 kWp.

A miniusina na UFMG será instalada no telhado do Centro de Atividade Didática (CAD) e ocupará área total de 2015 m2 com quase 700 módulos FV capazes de suprir o consumo total dos três prédios do centro. Além disso, está prevista geração excedente na rede para o abatimento do consumo em outros prédios da universidade. É propósito do projeto também tornar o campus um laboratório para desenvolver, ao longo do tempo, uma minirrede de energia.

Na UFV, o projeto integra plano de eficiência energética da universidade que foi dividido em etapas. A primeira delas será justamente a instalação da energia solar, até o fim de maio, nos três campi da universidade, nas cidades de Florestal e Rio Paranaíba e em parte do campus principal, em Viçosa. Os 1600 módulos previstos na instalação ocuparão área total de quase 7000 m2. O projeto e a implantação das usinas nas duas universidades estão a cargo da empresa Ownergy Solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024