A Atlas Renewable Energy, do fundo britânico Actis, obteve empréstimo de US$ 150 milhões em uma operação financeira conjunta do IDB Invest, braço para o setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), e do DNB Bank ASA, da Noruega. O aporte será utilizado para a construção do projeto Lar do Sol - Casablanca, UFV de 359 MWp em Minas Gerais, que será erguida para atender PPA corporativo para as operações da mineradora Anglo American no estado mineiro.
O empréstimo foi garantido pelo Fundo para Tecnologia Limpa e pelo Fundo Canadense para o Clima para o Setor Privado das Américas - Fase II, ambos administrados pelo IDB Invest com a participação do DNB Bank ASA. Com geração prevista de 805 GWh por ano, o PPA do projeto Lar do Sol é considerado, até o momento, o maior contrato solar para um consumidor privado no Brasil e o primeiro indexado em dólares americanos.
O projeto atende estratégia da Anglo American de usar 100% de energia renovável para suas operações no Brasil a partir de 2022, para contribuir com a meta de reduzir 30% de sua emissão global de CO2 até 2030. Além dessa UFV, que utilizará apenas módulos FV bifaciais, a mineradora tem firmado PPA de longo prazo com parque eólico da
Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte, que garantirá a partir de 2022, mediante participação no empreendimento como autoprodutora, 95 MW médios para atender sua demanda energética.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024