A Atlas Renewable Energy, do fundo britânico Actis, obteve empréstimo de US$ 150 milhões em uma operação financeira conjunta do IDB Invest, braço para o setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), e do DNB Bank ASA, da Noruega. O aporte será utilizado para a construção do projeto Lar do Sol - Casablanca, UFV de 359 MWp em Minas Gerais, que será erguida para atender PPA corporativo para as operações da mineradora Anglo American no estado mineiro. 

O empréstimo foi garantido pelo Fundo para Tecnologia Limpa e pelo Fundo Canadense para o Clima para o Setor Privado das Américas - Fase II, ambos administrados pelo IDB Invest com a participação do DNB Bank ASA. Com geração prevista de 805 GWh por ano, o PPA do projeto Lar do Sol é considerado, até o momento, o maior contrato solar para um consumidor privado no Brasil e o primeiro indexado em dólares americanos.

O projeto atende estratégia da Anglo American de usar 100% de energia renovável para suas operações no Brasil a partir de 2022, para contribuir com a meta de reduzir 30% de sua emissão global de CO2 até 2030. Além dessa UFV, que utilizará apenas módulos FV bifaciais, a mineradora tem firmado PPA de longo prazo com parque eólico da
Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte, que garantirá a partir de 2022, mediante participação no empreendimento como autoprodutora, 95 MW médios para atender sua demanda energética.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025