A operadora de telecomunicações Tim está implementando um programa de uso de energia solar para expandir sua cobertura de 4G para áreas remotas, com estrutura de rede elétrica deficiente ou ausente. Batizado de SkyCoverage, o projeto já em implantação desde o início de 2021 envolve a instalação de painéis solares com estruturas simplificadas para conectar torres e antenas.

Com meta de cobrir 100% dos munícipios com 4G no Brasil até 2023, a ideia com a geração off-grid é oferecer conectividade 4G em 700 MHz atendendo localidades que hoje não têm sinal de internet ou telefonia. A partir de antenas de infraestrutura simplificada, com torre estaiada e de menor custo, será possível distribuir o sinal mesmo onde não há rede elétrica. Atualmente a cobertura da empresa atende 4121 cidades no País.

Além dos painéis off-grid, a operadora também conta com projetos de geração distribuída para obter créditos de compensação de energia em suas unidades consumidoras. Há em operação, em contratos com geradores, 34 usinas dedicadas para o projeto, entre solares, PCHs e a biogás, conectadas a redes de 18 distribuidoras. No momento, a Tim está avaliando propostas para várias usinas de menor capacidade, mas que, combinadas, abastecerão aproximadamente 7 mil antenas e lojas em 11 Estados brasileiros, com volume total de 14 GWh por mês.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024