Está em fase final de testes uma fábrica itinerante de processamento de açaí, montada em uma balsa movida a energia solar e baterias e que navegará pelas calhas dos rios Solimões, Japurá, Juruá, Purus e Madeira, no Amazonas.  Batizada de Balsa-Açaí, o projeto é da Transportes Bertolini e da Valmont Solar e terá capacidade de processar 20 toneladas de frutos e 12 toneladas de polpa congelada por dia, além de armazenar 300 toneladas em sua câmara frigorífica.

A energia solar será instalada na estrutura de 2 mil metros quadrados da embarcação, com 675 módulos solares JA Solar, de 390 W cada. Já as baterias foram fornecidas pela BYD, e o modelo adotado foi o B-BOX- PRO 13,8 kWh, para sistemas off-grid.  Neste projeto, estão sendo utilizadas 64 unidades B-Box, com capacidade total de 883 kWh de armazenamento. Esse é o maior projeto off-grid com baterias BYD B-BOX no mundo, segundo a BYD.

Com um investimento próximo dos R$ 20 milhões, a fábrica deve permanecer em testes até o segundo semestre deste ano. Além da autossuficiência energética, a embarcação conta ainda com uma estação de tratamento de efluentes capaz de tratar 15 mil litros de rejeito por hora, que serão descartados com alta qualidade nos rios.  A meta da fábrica é faturar R$ 5 milhões anuais e contribuir com a renda das comunidades ribeirinhas, criando 50 empregos diretos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025