Está em fase final de testes uma fábrica itinerante de processamento de açaí, montada em uma balsa movida a energia solar e baterias e que navegará pelas calhas dos rios Solimões, Japurá, Juruá, Purus e Madeira, no Amazonas. Batizada de Balsa-Açaí, o projeto é da Transportes Bertolini e da Valmont Solar e terá capacidade de processar 20 toneladas de frutos e 12 toneladas de polpa congelada por dia, além de armazenar 300 toneladas em sua câmara frigorífica.
A energia solar será instalada na estrutura de 2 mil metros quadrados da embarcação, com 675 módulos solares JA Solar, de 390 W cada. Já as baterias foram fornecidas pela BYD, e o modelo adotado foi o B-BOX- PRO 13,8 kWh, para sistemas off-grid. Neste projeto, estão sendo utilizadas 64 unidades B-Box, com capacidade total de 883 kWh de armazenamento. Esse é o maior projeto off-grid com baterias BYD B-BOX no mundo, segundo a BYD.
Com um investimento próximo dos R$ 20 milhões, a fábrica deve permanecer em testes até o segundo semestre deste ano. Além da autossuficiência energética, a embarcação conta ainda com uma estação de tratamento de efluentes capaz de tratar 15 mil litros de rejeito por hora, que serão descartados com alta qualidade nos rios. A meta da fábrica é faturar R$ 5 milhões anuais e contribuir com a renda das comunidades ribeirinhas, criando 50 empregos diretos.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024