A britânica Highview Power está desenvolvendo na Espanha, com um consórcio de investidores, 2 GWh em projetos de armazenamento de energia com baterias de ar líquido. Com orçamento estimado em US$ 1 bilhão, serão instalados sete sistemas, da tecnologia patenteada Cryobattery, na faixa de 50 MW/300 MWh cada, nas regiões das Astúrias, Cantábria, Castela e Leão e Ilhas Canárias.

A tecnologia usa ar líquido como meio de armazenamento e oferece serviços críticos de estabilidade da rede. O sistema utiliza o excedente da geração de energia para comprimir o ar em líquido e então armazená-lo. Quando a demanda aumenta, o ar líquido vai sendo liberado novamente para a forma gasosa, alimentando uma turbina, que, por sua vez, produz energia de volta para a rede.

O projeto atende um plano nacional espanhol de alcançar redução de 23% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, para colocar o país no caminho da neutralidade de carbono até 2050. Parte importante da estratégia foi estabelecer um mercado de capacidade para apoiar as crescentes quantidades de renováveis na rede, por meio de uma nova regulamentação. Quando promulgada, ela permitirá ao país cumprir as metas estabelecidas por meio do armazenamento de energia, que prevê 20 GW de capacidade de armazenamento em 2030.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024