Em parceria com a Faro Energy, a operadora de telecomunicações Tim está ampliando seu projeto de geração solar distribuída. Até o fim do primeiro semestre, serão mais 15 usinas solares para abastecimento de sua infraestrutura de rede, no Distrito Federal e em mais cinco estados, com potência instalada total de 25 MWp, para gerar créditos de compensação de energia para 977 antenas e torres da operadora no Nordeste e Centro-Oeste.

A Faro é responsável pelo investimento de mais de R$ 100 milhões e pela construção, operação e manutenção das usinas. Dez já estão em operação, atendendo unidades consumidoras da Tim na Paraíba, Pernambuco, Ceará e no Tocantins. Outras cinco, localizadas no Distrito Federal e Rio Grande do Norte, estão em estágio avançado de construção, com entrega prevista para junho. A expectativa é produzir mais de 45 GWh por ano quando todas as usinas estiverem em operação.

Das 10 usinas que já estão operando, três estão na microrregião de Canindé, no Ceará (na foto, a UFV Monte Alto III), duas na região de Sousa-Cajazeiras, na Paraíba, duas na microrregião de Pajeú, Pernambuco, e uma em cada uma das seguintes microrregiões: Salgueiro (PE), Itaparica (PE) e Miracema do Tocantins (TO). Estão em construção as usinas Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Riacho Fundo III, em Mossoró (RN), e as usinas Ponta do Céu III e Ponta do Céu VI, no Distrito Federal.

A Tim já conta com 34 usinas em operação e tem meta de chegar a 60 até o fim de 2022, com uma geração mensal equivalente ao consumo de uma cidade de 150 mil habitantes.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024