A estação de trem da Vila Olímpia, na capital paulista, se tornou autossuficiente em energia em junho, depois de ter implantados 234 módulos solares fotovoltaicos em sua cobertura metálica. Projetada e implantada pela EDP, a instalação cobre 500 metros quadrados e tem capacidade de geração de 102 MWh por ano.
O gerador solar fotovoltaico foi conectado à rede da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e produzirá em média 8500 kWh por mês. A economia estimada é de R$ 300 mil por ano, valor médio da conta de energia até então custeada pelo governo estadual paulista.
O projeto faz parte de um programa batizado de Trilhos Verdes, que visa modernizar e tornar sustentáveis as estações da CPTM por meio de parcerias com a iniciativa privada. No caso do projeto na Vila Olímpia, que inclui ainda a implantação de sistema de reúso de água do esgoto para irrigação de jardins verticais e reciclagem de lixo, a parceria foi com o Banco Santander, que financiou as obras e se tornou responsável pela gestão em um contrato de três anos.
O projeto de modernização será replicado para outras seis estações da Linha 9-Esmeralda da CPTM. A próxima, que deve ser inaugurada entre agosto e setembro, será a Cidade Jardim. Dentro de aproximadamente 18 meses, estarão modernizadas também as estações Pinheiros, Hebraica-Rebouças, Berrini, Morumbi e Granja Julieta.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024