Até o fim do ano serão implantadas cinco miniusinas solares fotovoltaicas de 3,2 MWp cada nas cidades de Coração de Jesus, Jequitinhonha e Mirabela, em Minas Gerais. Os projetos são resultado de protocolo de intenções firmado no final do ano passado entre a EMGD - Empresa Mineira de Geração Distribuída e o governo estadual de Minas Gerais. O objetivo do acordo é levar desenvolvimento à região norte mineira, considerada a mais carente do estado.

Com investimento aproximado de R$ 65 milhões, a EMGD implementará mais de 30 mil módulos bifaciais nas cinco usinas e utilizará nas instalações sistemas de rastreamento solar (trackers). A expectativa com os módulos bifaciais é de aumento na geração de até 8%, em comparação com os sistemas monofaciais. Segundo a EMGD, todas as etapas de desenvolvimento e execução das instalações já foram contratadas e a previsão é que o início das obras ocorra em julho, com entrega programada para novembro. As obras de rede para a conexão das usinas já foram iniciadas, o que permitirá a operação ainda em 2021.

O acordo com o governo mineiro  prevê ainda, até o fim de julho, a contratação para a construção de outras duas usinas, nas cidades de Manga e Minas Novas, que devem ser entregues no primeiro trimestre de 2022. O protocolo de intenções prevê o investimento total de R$ 400 milhões na implantação de UFVs em 17 municípios da região norte do estado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025