Em um teste em escala real, a Horizon Power, concessionária australiana de energia, e a Pxise Energy Solutions, especializada em tecnologia de controle de rede, fizeram com que a pequena cidade de Onslow, na Austrália, fosse alimentada durante 80 minutos apenas por fontes de energia livres de combustíveis fósseis – solar e baterias – e também sem geração hidrelétrica.
O evento, segundo as empresas envolvidas, serviu para demonstrar a viabilidade de uso de tecnologia avançada de controle de microrredes e de um sistema de gestão de recursos energéticos distribuídos (DERMS, na sigla em inglês), que operaram durante o teste sem apresentar problemas de estabilidade na rede.
O projeto estava em implantação havia quase dois anos, a partir de quando a Horizon Power contratou a Pxise para implementar o DERMS em Onslow. Com a implantação dessa tecnologia, combinada com o controlador de microrrede da Pxise, os engenheiros da concessionária passaram a monitorar a rede de Onslow em tempo real, gerenciando a geração a partir dos muitos sistemas de energia solar distribuídos da cidade e de uma usina termoelétrica a gás.
Na recente demonstração, foi possível suprir a cidade com os aproximadamente 700 kW de energia solar FV doméstica proveniente de mais de 260 consumidores, maios 600 kW de energia solar de miniusinas, complementados com os sistemas de armazenamento de energia de uma usina e de uma subestação. A operação, segundo comunicado das empresas, transcorreu sem problemas, garantindo frequência e tensão estáveis, o que permite a replicação da experiência em qualquer outra região.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024