A Norsk Solar, produtora independente de energia solar sediada em Oslo, Noruega, assinou hoje acordo com a GDSolar e a Órigo para construção de 12 usinas fotovoltaicas com capacidade de geração estimada de 37 MWp. O objetivo da empresa é desenvolver uma carteira de projetos de energia solar direcionada para os setores corporativo e industrial no País. O investimento inicial previsto para essa fase totaliza R$ 150 milhões e a maior parte das usinas será construída em Minas Gerais. O contrato tem prazo de 25 anos.

Segundo a Norsk Solar, este é seu primeiro projeto de um pipeline de rápido crescimento e está alinhado com suas intenções de crescimento na região. “Nossa ambição é nos tornarmos um dos principais produtores de energia solar para clientes da C&I no País nos próximos anos”, afirmou em nota Mauro Benedetti, Country Manager para o Brasil da empresa.

O desenvolvimento da operação, a modelagem do negócio e a construção dos projetos é de responsabilidade da GDSolar. Já a Órigo Energia vai distribuir e gerir a energia das novas plantas negociadas na operação.

 Os projetos previstos nesse acordo estão alinhados com as diretrizes de investimento da plataforma de financiamento Nordic Impact Cooperation AS, estabelecidas pela Norsk Solar e Finnfund no início deste ano. Por causa da pandemia de Covid-19, a cerimônia de assinatura entre Norsk Solar, GDSolar e Órigo Energia foi realizada simultaneamente no Consulado Honorário da Noruega no Brasil (São Paulo) e na Embaixada do Brasil na Noruega (Oslo).

A Norsk Solar AS possui 70 MW de ativos em operação ou em construção em mercados emergentes. A empresa tem um pipeline de projetos de 2 GW com foco em projetos solares corporativos e industriais. Possui escritórios na Noruega, Ucrânia, Nicarágua, África do Sul, Brasil e Vietnã.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025