As fundações filantrópicas Ikea e Rockefeller anunciaram a criação de uma plataforma global de US$ 1 bilhão para combater as mudanças climáticas e a chamada pobreza energética. A ideia é reduzir 1 bilhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa e impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas com energia renovável distribuída, em minirredes ou soluções off-grid em áreas carentes no mundo.

A nova plataforma global supervisionará os fundos combinados das duas organizações e pretende, com os projetos, fornecer energia limpa e confiável para os 800 milhões de pessoas em todo o mundo que não têm eletricidade e para outros 2,8 bilhões que têm acesso não confiável.

Segundo as entidades, embora o financiamento para apoiar a transição energética tenha aumentado em nível global, muitas economias emergentes ainda dependem de fontes de energia não confiáveis e poluentes. “Com a criação de uma plataforma para implantar capital de forma mais eficiente e em escala que apoie a expansão de projetos locais de energia renovável, os governos serão mais capazes de atingir as metas de eletrificação e desenvolvimento renováveis”, afirmaram em nota.

Para facilitar o investimento conjunto, a Fundação Rockefeller incubará a plataforma na RF Catalytic Capital Inc, que a fundação lançou em 2020 e que visa agilizar a ação de investidores e governos na combinação de recursos para expandir globalmente iniciativas filantrópicas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024