Seja em grandes usinas ou em pequenos geradores solares, um programa adequado de manutenção é fundamental para que o retorno do investimento previsto de fato aconteça. As revistas FotoVolt e EM - Eletricidade Moderna realizarão na próxima quinta-feira o webinar “Manutenção preventiva e corretiva em instalações fotovoltaicas”, com apresentação do engenheiro Rafael Kotchetkoff Carneiro, que tem no currículo mais de 250 plantas solares FV. As inscrições para participar são gratuitas.
O palestrante vai abordar aspectos como as fases da vida da usina que exigem maior atenção, os principais problemas e suas causas, a documentação necessária (checklists e histórico) para as tarefas de manutenção, os efeitos danosos de curto, médio e longo prazo, e os períodos de cada etapa de manutenção. Também trará informações valiosas sobre gestão, inspeção, ensaios e ações de manutenção preventiva e corretiva, com exemplos extraídos da sua própria experiência.
Engenheiro eletricista pela Unicamp e com intercâmbio internacional na instituição de ensino de engenharia CentraleSupélec, da França, Rafael Carneiro foi diretor de qualidade e engenharia da Solstício Energia, conhecida empresa integradora de energia fotovoltaica, tendo trabalhado em projetos cuja potência instalada total soma mais de 8 MWp. Atualmente finaliza mestrado e inicia doutorado em Eletrônica de Potência na Unicamp.
Este será o 40º webinar das revistas Fotovolt e EM da Aranda Editora. Todos esses eventos, realizados desde maio do ano passado, estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9.
As inscrições gratuitas para participar ao vivo de “Manutenção preventiva e corretiva em instalações fotovoltaicas”, na próxima quinta-feira, 8 de julho, às 18h00, podem ser feitas em https://oferta.arandanet.com.br/40o-webinar-em.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024