A Tópico, empresa de locação e venda de galpões lonados, desenvolveu um sistema de fornecimento de energia para armazéns por meio de módulos solares, possibilitando inclusive a instalação em galpões localizados em regiões remotas, onde a rede elétrica não chega e a armazenagem de produtos ficava impossibilitada. 

A solução off-grid usa conversão solar fotovoltaica e transferência da energia para uma central, onde é armazenada em baterias para posterior distribuição às cargas do galpão, como luminárias de tecnologia LED ou vapor metálico, climatizadores e outras, de acordo com o tipo de produto dos armazéns.

O sistema pode ser montado em galpões novos ou já existentes na modalidade de aluguel. Segundo o CEO da Tópico, Arthur Lavieri, este é o “maior projeto ambiental no segmento de infraestrutura flexível do mercado, uma solução desenvolvida para proporcionar mais economia e sustentabilidade para o setor de armazenagem”.

Fundada há mais de 40 anos, a Tópico tem mais de 2,5 milhões de m² instalados de infraestruturas flexíveis. Tem fábrica e centro de distribuição em Embu das Artes, São Paulo, e filiais em quatro cidades.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025