CONTEÚDO DE MARCA


A Romagnole acaba de apresentar ao mercado suas novas linhas de estruturas para geração de energia fotovoltaica. Com uma série de inovações, os produtos trazem para o Brasil um conceito inédito de montagem dos sistemas e representam uma revolução para o segmento.

Chamados de Pratic Lite e Pratic Pro, os novos modelos incluem estruturas para geração em solo e telhado e contam com diferenciais que facilitam o trabalho dos instaladores e reduzem o tempo de montagem, diminuindo assim os custos de instalação.

As novidades apresentadas foram desenvolvidas a partir de referências internacionais e de estudos técnicos feitos pelas equipes de Marketing e Engenharia de Produto da Romagnole. “Buscamos conhecer melhor a realidade dos instaladores no dia a dia e aprimoramos diversos aspectos que vão facilitar o trabalho deles em campo”, explica o gestor de produto André Fonseca.

Antes de colocar definitivamente os novos produtos no mercado a Romagnole realizou uma série de testes em laboratórios de referência. Todos os ensaios realizados confirmaram a conformidade dos produtos com as normas vigentes, bem como sua eficiência e segurança.

 

Mais leves

As inovações trazidas pelas estruturas Pratic Lite e Pratic Pro começam pelo formato dos perfis “H” e “plano” utilizados. Mais leves e mais resistentes do que os usados normalmente, eles fazem com que o trabalho de montagem dos sistemas exija menos esforço físico dos instaladores. Esta característica também impacta positivamente no valor do frete, melhorando a competitividade do distribuidor ou integrador.

 

Emendas de perfil

Pensando em melhorar as condições de trabalho dos profissionais que montam sistemas de geração, a Romagnole desenvolveu um novo formato para as emendas do perfil. Além de mais prático, o componente garante a resistência necessária para não comprometer a ancoragem dos equipamentos.

 

Clamps

Outro detalhe inédito das novas estruturas Romagnole são os clamps de fixação das placas fotovoltaicas. Ao invés dos tradicionais “mid-clamp” (para a conexão entre as placas) e “end clamp” (aplicado nas bordas), essas linhas utilizam um dispositivo modelo único, que se destaca pela versatilidade. O “dual camp” exerce as duas funções, sendo facilmente ajustado pelo instalador de acordo com o ponto onde será aplicado.

Diversidade

Além de contemplar fixadores para todos os tipos de telhados, as estruturas Pratic Lite e Pratic Pro contam com estruturas de solo que podem receber placas de geração convencional ou bifacial e conjuntos com quatro, oito, doze módulos e até 24 módulos (esta última disponível comente na versão Pratic Pro).

 

Agilidade

Na linha Pratic Pro, um dos grandes diferenciais é a forma de fixação dos módulos, que é feita sem o uso de parafusos e nem de ferramentas. Esta tecnologia é exclusiva da marca Romagnole. Ela garante fixação perfeita, sem nenhum jogo, e os próprios fixadores exercem a função de aterramento, dispensando outros tipos de acessórios. Para facilitar ainda mais a instalação, os fixadores foram desenvolvidos de uma forma que podem ser acoplados aos perfis por baixo da estrutura. Com isso, não há necessidade de o instalador se apoiar sobre os módulos causando o risco de danificá-los.

Este conjunto de inovações faz com que o tempo médio de instalação de cada módulo seja de apenas 30 segundos e, uma vez instalado, não há necessidade de revisões ou correção no torque dos dispositivos de fixação. O kit fornecido pela empresa inclui a chave para desconexão, caso seja necessário remover alguma das placas. Neste caso, mesmo havendo a descontinuidade dos módulos, o sistema de aterramento permanece ativo.

Mais informação: https://romagnole.com.br/produtos/estruturas-fotovoltaicas



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024