A subsidiária brasileira da montadora BMW, com unidade fabril em Araquari (SC), desenvolveu uma estação de abastecimento para veículos elétricos off-grid, suprida por um sistema solar fotovoltaico e por armazenamento de energia com baterias de origem reciclada.  Em fase de testes, o projeto conta com a parceria do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e das empresas Solvi e Energy Source.

A estação de recarga conta com oito módulos solares FV, cuja energia é armazenada em banco de seis módulos de baterias usadas, que são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox. O sistema de armazenamento foi criado a partir das baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do modelo BMW i3, primeiro veículo da montadora totalmente elétrico vendido no Brasil.

Segundo a montadora, o i3 foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual de cada um deles em eventual necessidade de reparo. Quando há necessidade de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para a solução de recarga antes de serem recicladas.

Os primeiros testes do sistema aumentaram em 100 km a autonomia de um veículo elétrico após duas horas de recarga. A ideia é criar unidades móveis de recarga, para uso em eventos ou em locais remotos distantes da rede elétrica. Com novos testes planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir o tempo de recarga, além do envolvimento de equipe multidisciplinar da BMW e da UFSC no projeto, o grupo Solvi apoia o desenvolvimento com a coleta de baterias usadas nas concessionárias da marca e a Energy Source com a fabricação e montagem dos sistemas de armazenamento de energia com as baterias usadas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024