A empresa alemã Sowitec anunciou investimento de R$ 5,2 bilhões em energia renovável no norte de Minas Gerais, que inclui uma usina híbrida solar-eólica e duas usinas fotovoltaicas, com início de obras previstos para 2023 e período de implantação entre dois e quatro anos.

A capacidade estimada de potência da primeira fase dos empreendimentos, com entrada em operação no fim de 2024, envolve 600 MW de geração eólica e de 520 MWp em solar. Em uma segunda etapa, com expectativa de conclusão até 2027, as potências instaladas se elevam para 1400 MW em eólicas e 780 MWp em solar.

O projeto híbrido foi batizado de Complexo de Geração de Energias Gameleiras e será instalado nos municípios de Monte Azul, Espinosa, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas e Mato Verde. O complexo está em processo de regularização das propriedades e obtenção de licença ambiental para a futura construção.
Já as UFVs são o projeto Minas do Sol, em Pirapora, e Presidente JK, no município de Presidente Kubitschek. Segundo a Sowitec, as obras de ambas as usinas estão em estágio avançado de desenvolvimento, com as propriedades regularizadas, medição solarimétrica de acordo com os parâmetros dos órgãos competentes e licença ambiental de implantação emitida.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024