Uma startup de moda tecnológica, a Art by Physicist, do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, se uniu à empresa Armor Asca, da França, para criar roupas com energia solar, permitindo que as pessoas carreguem seus dispositivos eletrônicos em movimento. O projeto faz parte de nova coleção de roupa tecnológica da startup apresentada recentemente, vendida pelo site da empresa, que começará a ser entregue a partir de outubro de 2021.

Nessa primeira fase do projeto, serão confeccionados um sobretudo e um vestido que contam em seus tecidos com filmes orgânicos fotovoltaicos (OPV, do inglês organic photovoltaic), em forma de lótus, flexíveis e elaborados pela Armor Asca. A tecnologia permitirá o carregamento de dispositivos até 5 V em bolsos e partes especialmente desenhadas nas roupas.

O sobretudo e os tecidos de vestuário projetados pela Art by Physicist são impressos digitalmente sob demanda, usando um processo de impressão digital que evita o excesso de tecidos e usa menos água. As películas fotovoltaicas embutidas nas roupas podem ser facilmente removidas, substituídas e descartadas como qualquer outro eletrônico, segundo comunicado das empresas.

As peças fazem parte de uma coleção inovadora de e-têxteis vestíveis que inclui um casaco com autoaquecimento automático reversível, um vestido programável por WiFi, designs de tecido de LED personalizáveis e acessórios Bluetooth.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024