A norte-americana Enphase Energy, fornecedora de sistemas de energia solar fotovoltaica, anunciou dia 27 de setembro que entrou no mercado brasileiro para comercializar seus microinversores solares IQ 7+. Com escritório em Brasília (DF), a empresa planeja fornecer os sistemas para instaladores especializados em clientes comerciais e residenciais de pequeno porte em todo o Brasil a partir de outubro de 2021. Os sistemas da empresa são principalmente baseados em soluções inteligentes que integram baterias e microinversores. 

Os microinversores são equipados com sistemas de comunicação da empresa que conectam o gerador fotovoltaico com plataforma de monitoramento, também da Enphase. Segundo a empresa, isso facilita o monitoramento de energia por painel para melhorar a operação e a manutenção. A Enphase conta com a parceria da empresa Solstar Brasil na estratégia de expansão local e também negocia com a plataforma de financiamento para projetos solares FV Solfácil para ampliar o acesso à tecnologia no País.

Os microinversores IQ 7 + integram software da Enphase com tecnologia de semicondutores que, segundo a empresa, garantem segurança e economia de escala.  

Ainda de acordo com a Enphase, os sistemas são submetidos a testes de qualidade que acumularam mais de um milhão de horas, os quais demonstraram desempenho elevado sob calor, alta umidade, ar salgado, frio extremo e condições climáticas severas.  Por conta disso, a empresa vai oferecer garantia de 20 anos ao mercado brasileiro.

Além disso, ainda segundo a Enphase, os microinversores são seguros por operarem com a mesma alimentação de corrente alternada de baixa tensão residencial e nunca contêm energia em corrente contínua de alta tensão. Eles também contam com função de desligamento rápido integrado para, em caso de emergência, ter a energia solar cortada de forma instantânea. Fundada em 2006, a Enphase já forneceu mais de 36 milhões de microinversores no mundo, o que equivale a uma potência instalada de 8,6 GW.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025