A empresa Solar Newen Bahia Energia assinou protocolo de intenções com o governo baiano para  implantar um complexo solar fotovoltaico de 350 MW, com custo total aproximado de R$ 1 bilhão, no município de Barreiras (BA). Segundo o Acompanhamento de Implantação das Centrais Geradoras de Energia Elétrica da Aneel, o início de operação de primeira fase do complexo, que conta com oito parques solares (7 de 44,6 MW e 1 de 37,8 MW), está previsto para maio de 2023.

A previsão de geração total é de 410 mil MWh/ano. A construção deve envolver  990 trabalhadores e, quando em operação, a expectativa é de o projeto gerar 135 empregos. Segundo dados da Aneel, a Bahia tem a maior capacidade instalada atual em geração solar centralizada, com 37 UFVs em operação, com total de 1 GW de potência. Em construção, há mais 630 MW de 18 usinas. Com construção não-iniciada, mais 3,4 GW de 91 UFVs. O estado só perde em projetos futuros para Minas Gerais, que tem outorgados, entre projetos em construção e ainda não-iniciados, 10,8 GW de 251 usinas. Atualmente a potência de MG em solar centralizada é de 630 MW.

Segundo dados da SDE- Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, os empreendimentos para geração de energia solar no estado já geraram 13 mil empregos diretos na fase de construção, apenas entre os projetos em operação. A SDE estima que sejam criados mais 47,4 mil empregos diretos na fase de construção para os parques previstos de serem instalados nos próximos anos. Em toda a cadeia produtiva, a estimativa é de geração de 30 empregos por MW instalado, 43% em empregos diretos.Com a potência atual de 1 GW, a secretaria estima que há mais de três milhões de módulos em funcionamento no estado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024