A Fehosp – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo está se organizando para acessar uma nova linha do governo paulista de crédito voltada para aquisição de sistemas e equipamentos de energia solar fotovoltaica para os hospitais filantrópicos. A ideia da Fehosp é ser intermediária de 100 hospitais integrantes da rede, em uma primeira fase, na obtenção de financiamento da agência estatal paulista Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor.
No momento, a federação contata os hospitais para auxiliar na efetivação da proposta, sendo que muitas Santas Casas não participarão da ação por já contarem com micro e miniusinas solares FV, implementadas em programas diferentes. Daí a previsão de envolver cem instituições, de um universo de 333 ligadas à Fehosp.
Com a nova linha de crédito, os hospitais filantrópicos poderão financiar até 100% da compra e instalação de equipamentos solares fotovoltaicos. Não há juros, o prazo de pagamento é de até seis anos e a carência de 12 meses. Um aporte de R$ 300 milhões vai garantir que os adimplentes tenham a parcela fixa do juros totalmente subsidiada e arquem somente com a taxa Selic.
Assim que o Desenvolve SP receber da Fehosp a listagem de hospitais aderentes, será implementada chamada pública na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) para cotação de empresas interessadas em fornecer os sistemas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025