O Programa “Salvador Solar” foi lançado nesta quarta, 27, pela prefeitura da capital baiana, com meta de aumentar em 50% o uso da fonte solar fotovoltaica até 2024, além de gerar postos de trabalho e novos negócios nesse mercado.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, o programa abrange a criação de uma lei municipal de incentivo, a capacitação de mão de obra local, a geração de empregos qualificados e o mapeamento do potencial solar na cidade, em sinergia aos descontos no IPTU implementados desde 2019 pela iniciativa “IPTU Amarelo". A medida reduz em 10% o IPTU de residências e condomínios de casas que geram energia solar.

O projeto da lei de incentivo ao uso de energia solar, elaborado em parceria com o C40 e apoio de especialistas, será entregue pelo Prefeito Bruno Reis ainda este mês à Câmara Municipal de Salvador, para apreciação e votação. Já o Mapa Solar é um banco de dados público do potencial solar dos telhados de toda a cidade, para auxiliar os cidadãos a identificar o potencial de suas edificações e planejar a implantação de sistemas solares fotovoltaicos adequados às suas necessidades. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo endereço: https://geo.salvador.ba.gov.br/solar/.

Para o presidente executivo da Absolar - Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia, presente no lançamento da nova iniciativa soteropolitana, a cidade de Salvador possui um enorme potencial para a tecnologia solar e o programa pode servir de referência para a elaboração de outras políticas públicas municipais no País. “Salvador ocupa atualmente a 35ª posição no ranking municipal da geração própria de energia solar, em telhados e pequenos terrenos, com 21,8 MW instalados em 2,4 mil sistemas. [A cidade] já recebeu mais de R$ 118,8 milhões de investimentos do setor solar, que trouxeram mais de 654 empregos à região. Isso é apenas o começo, os números devem acelerar ainda mais a partir de agora”, afirmou.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024