A francesa GreenYellow comprou 90% da participação de cinco miniusinas solares fotovoltaicas de geração distribuída da FazSol, empresa fundada pela japonesa Shizen Energy e pela Espaço Y, holding brasileira do segmento de construção civil, call center, manutenção predial e energia renovável. As usinas, todas na região de Brasília (DF), somam 4,4 MWp de capacidade instalada e estão em operação desde 2020. O valor da negociação não foi divulgado.

Além de manter sua parte de 10% nos empreendimentos, a FazSol seguirá responsável pela gestão da compensação dos créditos dos clientes de GD das usinas, que geram aproximadamente 7,3 GWh por ano e contam com mais de 11 mil módulos solares FV instalados. Os créditos são negociados com condomínios corporativos, redes varejistas e aeroportos.

Com mais de 40 usinas em construção ou operação, somando 124 MWp de potência instalada, a GreenYellow se preparou recentemente para apostar também no crescimento via fusões e aquisições, montando na operação local uma equipe especializada no assunto, responsável por fazer as análises de potenciais negócios. Segundo a empresa, além da geração solar distribuída com essa primeira negociação com a FazSol, a estratégia de aquisição de ativos também inclui a geração centralizada por meio da compra ou sociedade em usinas de grande porte.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025