A Eletrobras Furnas inaugurou no dia 8 de dezembro em sua maior hidrelétrica, a UHE Itumbiara (2082 MW), entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), uma miniusina solar fotovoltaica de 1 MWp integrada a uma unidade de testes para produção de hidrogênio verde. Sob investimento de R$ 45 milhões, trata-se de projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) regulado pela Aneel cuja meta é estudar sistemas de armazenamento de energia conectados ao SIN.

A miniusina solar conta com estrutura híbrida: 200 kWp são provenientes de módulos flutuantes sobre o reservatório da hidrelétrica e os restantes 800 kWp foram implantados no solo. A energia gerada alimenta a unidade geradora de hidrogênio verde, ou seja, um eletrolisador que dissocia as moléculas da água. O hidrogênio é então armazenado na forma de gás em tanque com capacidade de armazenamento de 900 metros cúbicos a uma pressão de 27 bar. Para converter o gás em energia elétrica e injetá-lo na rede, foi instalada ainda uma célula de combustível, que, como é próprio da tecnologia, além da eletricidade pro0duz apenas vapor d´água.

O projeto de P&D também estudará o armazenamento eletroquímico da energia solar gerada em sistema de baterias de lítio. Com eficiência de 94%, contra 35% do sistema por hidrogênio verde, que registra perdas na eletrólise e na reconversão para eletricidade, a tecnologia de baterias tem por outro lado a desvantagem de armazenar por menos tempo,  além de ainda ser mais cara. Já o armazenamento de hidrogênio é de longa duração.

Os testes operacionais na UHE Itumbiara visam avaliar a tecnologia do eletrolisador, o custo da manutenção, a durabilidade dos equipamentos, a perda de eficiência decorrente de desgastes do sistema, a qualidade da energia armazenada e o tempo de resposta quando da inserção no SIN. A previsão é a de que os primeiros estudos sejam concluídos em fevereiro de 2022. Participaram da implantação dos sistemas as empresas Base-Energia Sustentável e PV Solar e os projetos tiveram o apoio ainda das universidades Unesp e Unicamp, do Senai-GO, da Universidade de Brandeburgo (Alemanha) e do Cepel - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025