A Canadian Solar e a VTRM anunciam a conclusão de transação relativa ao projeto solar Jaíba V, de 635 MWp, localizado no município de Jaíba, norte de Minas Gerais. O projeto está pronto para execução, tem previsão de início de construção em 2022 e de operação comercial em 2023. Quando em operação, será um dos maiores projetos solares do País e ocupará área de 1500 hectares. Aproximadamente 40% da sua capacidade já foi comercializada através de contratos de venda de longo prazo, sendo o restante da energia destinada ao mercado livre.

Segundo a Canadian Solar, com a conclusão dessa venda, a empresa terá monetizado com sucesso 1,6 GWp de projetos solares de larga escala no Brasil e “continuará a executar e monetizar o restante de seu pipeline mais de 2,5 GW de projetos solares contratados”. Para a VTRM, a aquisição é parte da estratégia de expansão do negócio da companhia com foco na diversificação de fontes para exploração de novas vias de crescimento, trazendo mais robustez e complementaridade ao seu portfólio atual. O investimento integra o pipeline de 1,9 GW em projetos de fontes hidrelétrica e solar, bem como soluções híbridas da companhia, que foi informado ao mercado em outubro. Na ocasião, os acionistas da VTRM anunciaram a intenção de consolidar seus ativos de energia em uma única plataforma.

A VTRM Energia Participações S.A., joint venture entre a Votorantim Energia e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments), é a atual controladora da Cesp - Companhia Energética de São Paulo, com mais de 1,6 GW de capacidade de geração hídrica, e proprietária de 31 parques eólicos que somam 974 MW de capacidade instalada, 21 em operação e 10 em construção, com início de operação comercial em 2022, todos localizados na região Nordeste. A empresa também possui um pipeline de projetos de crescimento que combinam fontes hídricas, solares e eólicas, além de soluções híbridas.

A Canadian Solar é fabricante de módulos fotovoltaicos, fornecedora de energia solar e de soluções de armazenamento de energia, e desenvolvedora de projetos de FV grid scale, dos quais já construiu e conectou mais de 6,2 GWp em mais de 20 países. Atualmente tem cerca de 430 MWp de projetos solares em operação, cerca de 7 GWp em construção e mais 17 GWp de projetos em carteira.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025