O centro de inovação tecnológica Harwell (foto), no Reino Unido, começará a testar em escala comercial um sistema de armazenamento de energia com baterias de íons de sódio que será integrado com tecnologias de inteligência artificial e de gerenciamento de energia. O projeto envolve três pequenas empresas britânicas: Amte Power, a Brill Power e a Starke Energy.
O teste utilizará o módulo de bateria de íons de sódio da Amte Power, controlado pelos sistemas de inteligência da Brill Power e pelo gerenciamento energético da Starke Energy, em um estacionamento do centro de inovação. A entrada em operação está prevista para março deste ano, com duração do teste de no mínimo 12 meses. A ideia é acelerar a viabilidade comercial com o uso do sistema em condições reais.
A tecnologia de inteligência de bateria da Brill Power será implantada para garantir o uso ideal da bateria e preservar sua operação dentro da vida útil com melhor desempenho e segurança. Para isso, serão coletados dados e parâmetros operacionais, o que apoiará a otimização das baterias que, apesar de não terem ainda o desempenho das de íon-lítio, são consideradas opções viáveis economicamente. A Brill Power lançou seu primeiro produto de sistema de gerenciamento de baterias (BMS) em 2021, o qual é suportado por plataforma proprietária de monitoramento de bateria e software de análise.
Já o sistema de gerenciamento de energia da Starke Energy integrará o sistema de baterias com a rede de energia local no centro em Harwell. O sistema, usando inteligência artificial, identifica o volume de energia produzido por fontes renováveis e o quanto está sendo usado para otimizar o armazenamento e o total de energia liberado pela rede de baterias inteligentes conectadas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025