A Ingeteam, fabricante espanhola de inversores fotovoltaicos, fechou o ano de 2021 com vendas totais de 4,2 GW para os mercados solar e de armazenamento de energia. Trata-se, segundo a empresa, do seu melhor resultado na história. Além disso, também foram fechados 1,5 GW em contratos de operação e manutenção para instalações solares fotovoltaicas.
Os produtos vendidos em 2021 foram fornecidos a 23 países nos cinco continentes, segundo a empresa. O Brasil figura entre os principais mercados para os fornecimentos solares, junto com Espanha, Austrália, Estados Unidos, Chile e Colômbia.
A linha extensa de produtos da Ingeteam inclui inversores tipo string, voltados para aplicações residenciais, comerciais e industriais, até inversores centrais, em usinas solares fotovoltaicas de grande porte. Neste último caso, aliás, em 2021 a empresa forneceu seus inversores fotovoltaicos para onze UFVs cuja capacidade nominal é igual ou maior do que 100 MW. Neste grupo, um destaque foi o fornecimento para a usina de Francisco Pizarro, na Espanha, considerada a maior da Europa, com 590 MWp.
Já nos inversores para armazenamento de energia, a empresa tem devotado especial atenção para crescimento no curto e médio prazo. Em 2021, foram negociados contratos para um total de mais de 400 MW/1000 MWh. Esses suprimentos foram assinados principalmente para projetos nos Estados Unidos, Espanha, Austrália, Chile e Reino Unido. Em serviços de operação e manutenção, a empresa bateu novo recorde anual de energia mantida, excedendo 18,5 GW, dos quais 9,5 GW correspondem à energia solar em mais de 570 usinas fotovoltaicas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025