A Atlas Renewable Energy, do fundo de private equity britânico Actis, obteve financiamento de R$ 407 milhões do BNB - Banco do Nordeste do Brasil para a construção da usina solar fotovoltaica Lar do Sol – Casablanca II, de 239 MWp de potência instalada e a ser implantada em Pirapora, Minas Gerais. Os recursos subsidiados têm origem no Fundo de Financiamento Constitucional do Nordeste do Brasil.
O empreendimento, que ocupará uma área de 700 hectares com 460 mil módulos solares FV bifaciais, foi viabilizado com um contrato de compra de energia de longo prazo (PPA, na sigla em inglês) de 19 anos com a indústria química Unipar, que entrou no projeto na figura de autoprodutora, com participação minoritária. A energia atenderá demanda de duas fábricas da Unipar, em Cubatão e Santo André, ambas no estado de São Paulo. No ano passado, a indústria também firmou PPA similar com a AES Brasil, mas para entrar como sócia do parque eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte, de 91 MW, garantindo 40 MW médios por 20 anos.
Com previsão de gerar 1200 empregos diretos durante o pico de atividade da construção, trata-se do segundo bloco de investimentos da Atlas no complexo Casablanca. O Lar do Sol – Casablanca I, de 359 MWp, está em construção e se tornou viável com PPA de longo prazo atrelado ao dólar com a mineradora Anglo American, por meio de aporte de US$ 150 milhões do IDB Invest, braço para o setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), e do DNB Bank ASA, da Noruega.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024