A Ecori Energia Solar, distribuidora de equipamentos solares de São José do Rio Preto (SP), assinou um memorando de entendimento (MOU) no dia 8 de março com a Huawei e seu braço comercial no Brasil, a HDT Energy, para passar a distribuir toda a linha de inversores, otimizadores de potência e de baterias de uso residencial do fabricante chinês.

A parceria permitirá à Ecori ampliar sua área de atuação principalmente para os mercados comercial e industrial, fornecendo kits completos para micro e miniusinas de até 1 MW, e também fará sua distribuição, a partir principalmente de 2023, envolvendo o fornecimento de sistemas híbridos solares com baterias de armazenamento para o segmento residencial.

Até o novo contrato com a Huawei, a Ecori atuava com foco no fornecimento de kits para projetos no segmento residencial ou em usinas em comércios de menor porte, até 20 kWp. A empresa agrega aos kits os otimizadores de potência SolarEdge, com tecnologia de Eletrônica de Potência a Nível de Módulo (MLPE, na sigla em inglês). Esse sistema, que funciona integrado a microinversores, permite a operação individualizada dos módulos, o que aumenta a eficiência e a segurança operacional das usinas.

Com o portfólio da Huawei, a Ecori passa a ter disponível toda a linha de inversores tipo string da chinesa, o que permitirá sua entrada mais forte nos segmentos comercial e industrial, de usinas de maior porte. Na nova estratégia com a Huawei, os sistemas com MLPE, segundo afirmou durante evento para assinatura do MOU em São Paulo o presidente da Ecori, Leandro Martins, serão um opcional para os clientes, quando houver interesse por um investimento maior que permita maior eficiência de geração (5% a 15%), ou quando o consumidor optar por uma ampliação de uma usina já instalada. Nesses casos, aliás, a empresa deverá optar pelos otimizadores de potência da própria Huawei, com custo mais competitivo, disse ele.

Além dos inversores e otimizadores nos kits, a Ecori também distribuirá para integradores de todo o País sistemas de armazenamento de energia de string inteligente, que pode melhorar o rendimento de energia em 30% e o poder de armazenamento em até 15%. Os inversores Huawei suportam também proteção inteligente de arco AFCI e desligam automaticamente em 0,5 segundo, para garantir mais segurança aos sistemas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025