A Equatorial Energia lançou um atlas digital interativo, batizado de Plataforma Eosolar, que reúne estudos e informações sobre o potencial de geração de energia renovável, solar e eólica, do estado do Maranhão. Com acesso gratuito, a plataforma é resultado de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Aneel da Gera Maranhão.

Com meta de auxiliar profissionais e investidores do setor de energias renováveis, no portal há dados solarimétricos da irradiação solar global horizontal anual das regiões do estado e sobre o potencial anual eólico a 100, 120, 150 e 200 metros de altura. Em mapas interativos, as informações podem ser organizadas por recortes do estado, com medições locais ― por exemplo sobre radiação ou velocidade e direção de vento ― que podem ser acessadas ao se clicar em determinada parte do mapa.

Houve a preocupação também, no projeto de P&D iniciado em abril de 2020, de reunir e permitir o acesso a dados da Aneel sobre potência outorgada das duas fontes (em operação, em construção e construção não-iniciada), atualizadas conforme o andamento da fiscalização da agência. Ainda há acesso a dados macroeconômicos, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, territoriais e sobre infraestrutura elétrica já existente no Maranhão.

O atlas Eosolar contou com a parceria da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, que coordenou o projeto de pesquisa. Além dos mapas interativos e dos dados da plataforma, há acesso a relatórios dinâmicos com informações gerais do estado, dados meteorológicos e sobre a infraestrutura de transportes.

O atlas pode ser acessado em https://eosolar.equatorialenergia.com.br/.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024