Entrou em operação em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, uma miniusina solar fotovoltaica de 1,3 MWp da Lyra Energia, empresa que atua em geração distribuída. O projeto foi implementado pela integradora mineira SolarVolt Energia. Batizada de Lyra II, a fazenda solar tem capacidade para gerar 172 MWh por mês de energia, volume suficiente para abastecer o consumo mensal de aproximadamente 700 residências. O empreendimento foi construído em uma área de cerca de 10 mil m² de propriedade da Lyra Energia.

Trata-se do segundo projeto fotovoltaico executado pela SolarVolt para a Lyra. O primeiro foi uma usina implantada em telhado, em 2019, com capacidade instalada de 405 KWp, a Lyra I, que foi construída próxima ao local do novo ativo. As duas instalações são totalmente destinadas à comercialização, com parte da geração atendendo o consumo de clientes de baixa tensão que desejam obter descontos na tarifa de energia. 

Segundo o fundador da Lyra Energia, Felipe Costa, a ideia dos investimentos em geração solar distribuída surgiu para aproveitar terrenos inaproveitados de sua família, o que originou a parceria com a SolarVolt. De acordo com ele, a usina Lyra II já atende a 48 clientes e sua produção está 100% locada. Ainda neste ano, a Lyra já prevê a construção de uma outra usina, com 2,5 MWp, o que envolverá investimento médio de R$ 12,5 milhões.

A SolarVolt conta atualmente com mais de 1700 projetos solares instalados e em operação, em 11 estados, totalizando potência de 70 MW. Com sede em Nova Lima (MG), a empresa integra a Associação Brasileira Grupo G5 Solar e tem operações em todo o estado de Minas Gerais, filial no Rio de Janeiro e em 2022 está expandindo a atuação para os estados de São Paulo e Espírito Santo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024