A BYD Energy do Brasil inaugurou no dia 19 de abril uma nova linha de produção de módulos solares fotovoltaicos em sua fábrica em Campinas (SP). O investimento visa a produção de linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, com potências de 450 W até 670 W.
A nova linha permitirá, segundo a BYD, que a fábrica se torne compatível com todas as dimensões de células solares fotovoltaicas disponíveis no mercado. Isso tornará possível a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou de duplo vidro (double-glass).
Com o investimento, a empresa triplica sua capacidade produtiva, atingindo 500 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes. Segundo a BYD, as novas instalações contam com recursos de alta tecnologia nos equipamentos e processos, produzindo módulos de multi-busbar (MBB), half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.
Para a empresa, a nova linha faz com que a unidade brasileira passe a fabricar em nível de produtividade e eficiência idênticos aos padrões globais. “A empresa já havia mostrado ser capaz de projetar módulos de alta potência e qualidade e agora mostra sua capacidade também de fabricá-los em larga escala”, disse comunicado da BYD.
O projeto da nova linha foi realizado pela engenharia local da BYD no Brasil, desde o projeto, desenvolvimento até a implantação. Com isso, a empresa passa a contar com os equipamentos necessários para aferir e atestar os módulos fotovoltaicos desenvolvidos no mercado brasileiro. “Assim, conseguimos atestar nossos módulos e outros produzidos no exterior. Com isso, ganhamos muito em agilidade, tempo, prazo, custo e também em qualidade”, afirmou o diretor comercial da BYD Brasil, Marcelo Taborda.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024