A BYD Energy do Brasil inaugurou no dia 19 de abril uma nova linha de produção de módulos solares fotovoltaicos em sua fábrica em Campinas (SP). O investimento visa a produção de linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, com potências de 450 W até 670 W.

A nova linha permitirá, segundo a BYD, que a fábrica se torne compatível com todas as dimensões de células solares fotovoltaicas disponíveis no mercado. Isso tornará possível a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou de duplo vidro (double-glass).

Com o investimento, a empresa triplica sua capacidade produtiva, atingindo 500 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes. Segundo a BYD, as novas instalações contam com recursos de alta tecnologia nos equipamentos e processos, produzindo módulos de multi-busbar (MBB), half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.

Para a empresa, a nova linha faz com que a unidade brasileira passe a fabricar em nível de produtividade e eficiência idênticos aos padrões globais. “A empresa já havia mostrado ser capaz de projetar módulos de alta potência e qualidade e agora mostra sua capacidade também de fabricá-los em larga escala”, disse comunicado da BYD.

O projeto da nova linha foi realizado pela engenharia local da BYD no Brasil, desde o projeto, desenvolvimento até a implantação. Com isso, a empresa passa a contar com os equipamentos necessários para aferir e atestar os módulos fotovoltaicos desenvolvidos no mercado brasileiro. “Assim, conseguimos atestar nossos módulos e outros produzidos no exterior. Com isso, ganhamos muito em agilidade, tempo, prazo, custo e também em qualidade”, afirmou o diretor comercial da BYD Brasil, Marcelo Taborda.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025