A canadense Blockstream, especializada em bitcoin e infraestrutura de blockchain, em parceria com a empresa financeira Block, iniciaram a construção de uma nova instalação piloto de mineração de moedas digitais movida a energia solar. O projeto contempla uma usina solar FV de 3,8 MW e um sistema de armazenamento de energia de 12 MWh ambos da norte-americana Tesla.

A unidade alimentará a instalação de mineração de bitcoins de código aberto em unidade da Blockstream nos Estados Unidos, que fornecerá a infraestrutura de mineração e a expertise para construir e supervisionar o projeto. As obras devem ser concluídas ainda neste ano.

Está contemplado no projeto um sistema de monitoramento do consumo, para fornecer relatórios regulares sobre a economia do projeto. Isso será demonstrado por painel de controle acessível ao público, que mostrará as métricas em tempo real do desempenho do projeto, incluindo saída de energia e o bitcoin minerado. Uma versão posterior do painel também incluirá dados específicos de desempenho solar e do armazenamento.

Para os mentores do projeto, o objetivo é mostrar que a mineração de bitcoin pode financiar a infraestrutura de energia limpa, em uma prova de conceito de 100% de mineração a partir da geração solar com armazenamento. A ideia é permitir que o projeto sirva como estudo de caso do setor para projetos futuros.

“Ao colaborar neste projeto de mineração de bitcoin de pilha completa, 100% movido a energia solar com a Blockstream, usando tecnologia solar e de armazenamento da Tesla, nosso objetivo é acelerar ainda mais a sinergia do bitcoin com as renováveis", disse Neil Jorgensen, líder global de ESG da Block.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025