As organizações norte-americanas Footprint Project e New Use Energy uniram-se para fornecer rapidamente microrredes solares à Ucrânia. O Footprint Project trabalha normalmente no alívio a desastres por meio de microrredes solares e energia renovável, e a New Use Energy fornece as microrredes solares e equipamentos como luminárias solares, e também ajuda humanitária.
O site “Microgrid Knowledge” relatou recentemente como as duas entidades se movimentaram para ajudar os ucranianos logo após a Rússia lançar sua investida conta o país vizinho, em fevereiro. Footprint e New Use já haviam trabalhado em conjunto em desastres climáticos nos EUA em 2021, como um furacão na Louisiana e uma onda de congelamento no Texas. Para a ajuda aos ucranianos, os desafios foram ainda maiores, incluindo financiamento, unidades de transporte classificadas para materiais perigosos (baterias de lítio-íon) e busca de fontes confiáveis em toda a Europa para fornecer equipamentos. Para isso, desenvolveram uma coalizão de parceiros do terceiro setor, governamentais e corporativos que inclui a Global Empower Mission e a SmartAid.
A Footprint Project e a New Use Energy elaboraram um plano para enviar microrredes solares para hospitais e equipamentos de energia de emergência para a Moldávia, onde havia um campo de refugiados para o qual a energia da rede não estava disponível devido à guerra. Segundo a reportagem do “Microgrid Knowledge”, geradores a gás e diesel estavam sendo usados como fontes de backup, mas além das emissões dos equipamentos, o fornecimento dos combustíveis estava escasso ou interrompido. “Os geradores solares oferecem uma alternativa mais silenciosa e limpa aos geradores a gás e diesel, o que também é essencial para instalações médicas”, declarou ao site o CEO da New Use Energy, Paul Shmotolokha, um americano de origem ucraniana.
Há duas semanas, o Footprint Project e a New Use Energy enviaram seis paletes de equipamentos de microrredes solares portáteis para a Ucrânia (veja foto), para alimentar equipamentos de iluminação e comunicações médicas. As organizações também estão enviando 120 pequenas centrais elétricas portáteis, que incluem baterias e inversor, para uso em instalações de atendimento à saúde. Em uma remessa separada, a Global Empowerment Mission e a SmartAid enviaram 64 luminárias cirúrgicas para hospitais, e um outro envio incluiu soluções portáteis de iluminação solar e hardware de conectividade.
Graças a uma doação equivalente de US$ 25 mil da Mac6 , que fornece espaço de coworking para empresas, o Footprint Project está preparando iniciativas de acompanhamento para a região nas próximas semanas e meses. Os organizadores da ajuda querem treinar a população local para montar e manter as microrredes solares e os sistemas de energia de emergência, com dois objetivos: fornecer emprego aos ucranianos e acelerar a colocação das microrredes em operação.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024