O congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste encerrou-se nesta quinta-feira, em Fortaleza. Foram dois dias de palestras, debates e exposições, que levaram quase 3000 participantes ao Centro de Eventos do Ceará. Os principais temas abordados foram a fonte solar fotovoltaica e o hidrogênio verde, que promovem a diversificação da matriz energética e são apontados como o futuro do setor elétrico nacional.

O Ceará foi destaque em vários painéis. O estado possui atualmente 21 parques fotovoltaicos em operação e 74 projetos em andamento, que representam investimento de cerca de R$ 15 bilhões, além de grande potencial de produção de hidrogênio verde, tendo já assinados vários acordos com empresas para produção do chamado “combustível do futuro”, e também com o porto de Rotterdam, para exportação a partir do Complexo do Pecém. “O hidrogênio verde tem enorme importância como mecanismo de expansão, diversificação e agregação de valor da indústria eólica e solar no Ceará e no Brasil. A gente tem um potencial, entre eólica e solar, de geração de quase 1000 GW e atualmente ocupamos apenas 3 GW, ou seja 0,3%. Então precisamos dar um salto no aproveitamento desse potencial”, declarou no evento o Diretor de Infraestrutura da Adece - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Expedito Parente Jr.

O futuro do setor elétrico, o Plano Decenal de Energia e a fonte Solar, o novo marco legal da geração distribuída e o armazenamento de energia na transição energética, entre outros temas, também foram objetos de painéis específicos no Intersolar Summit Brasil Nordeste 2022, que reuniu grandes nomes do setor elétrico nacional e palestrantes internacionais. No total, mais de 300 congressistas assistiram às discussões, que abordaram aspectos tecnológicos, econômicos, políticos, legais e regulatórios. Da exposição paralela de produtos e serviços  para energia solar fotovoltaica participaram cerca de 50 empresas do Brasil e do exterior.

O evento teve realização da Aranda Eventos & Congressos, Solar Promotion International e Freiburg Management and Marketing International. Essas mesmas parceiras estão à frente da Intersolar South America 2022, que será realizada em 23 a 25 de agosto próximo em São Paulo e é o maior evento do setor solar fotovoltaico da América Latina. Já com mais de 95% do espaço de exposição comercializado, o evento deve atrair 25 mil pessoas. Mais informação em www.intersolar.net.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025