O consórcio Sun Cable anunciou a construção, em 2021, de um robusto sistema de baterias em Darwin, capital do Northern Territory (NT) australiano, como parte de seu grande projeto de exportar eletricidade solar da Austrália para Singapura e outros países do sudeste asiático. O sistema de armazenamento de 100 MW/200MWh de Middle Arm, nos arredores de Darwin, receberá investimentos estimados em US$ 60 milhões e no futuro dará suporte ao sistema Australia-ASEAN Power Link (AAPL), uma linha submarina de CCAT de 3750 km entre Darwin a Singapura que transportará a energia produzida em uma enorme fazenda solar de 10 GW a ser construída em Tennant Creek, quase 1000 quilômetros ao sul de Darwin.

A princípio as baterias de Middle Arm constituirão um dos dois prováveis sistemas de armazenamento propostos para a rede local entre Darwin e a cidade de Katherine, que experimenta grande aumento nas instalações solares conectadas, tanto as distribuídas quanto as de grande escala. Os sistemas vão absorver o excesso de energia, compensando a variabilidade dos recursos solares e acelerando a implantação da energia fotovoltaica, fornecendo também uma alternativa mais barata que a geração a gás para as grandes quantidades de reserva girante requeridas.

A Sun Cable anunciou em junho do ano passado que o “maior projeto de fazenda solar do mundo”, ao custo de US $ 20 bilhões, começará a ser implantado em Tennant Creek em 2023 e abrangerá planta solar de 10 GWp, sistemas de armazenamento de 20 a 30 GWh e o link submarino CCAT com capacidade de transporte de 3 GW. O projeto vai alimentar de energia a cidade de Darwin e abastecer um terço das necessidades elétricas de Singapura. A finalização do projeto está prevista para 2029.

Em princípio, as grandes estações de armazenamento de baterias estarão localizadas em três locais: na própria usina fotovoltaica e nas extremidades do link CCAT em Darwin e em Singapura. Serão cerca de 600 MW de capacidade de baterias em Singapura e “centenas de MW” a serem instalados no lado australiano, entre os quais os 100 MW de Middle Arm.

O projeto Sun Cable já recebeu declaração de investimentos dos bilionários australianos Mike Cannon-Brookes (da empresa Atlassian ) e Andrew Forrest (do ramo de mineração), além de apoio do governo do NT e interessse expresso pela maior varejista de energia de Singapura, a iSwitch, em ser a primeira cliente do projeto. Esta semana a Sun Cable contratou a empresa Guardian Geomatics para os estudos do traçado submarinio da linha CCAT e teve o sinal verde da agência ambiental do NT para construção e operação do sistema de baterias em Darwin. A empresa está confiante de que conseguirá concluir a estruturação financeira integral do AAPL no final de 2023.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025