O consórcio Sun Cable anunciou a construção, em 2021, de um robusto sistema de baterias em Darwin, capital do Northern Territory (NT) australiano, como parte de seu grande projeto de exportar eletricidade solar da Austrália para Singapura e outros países do sudeste asiático. O sistema de armazenamento de 100 MW/200MWh de Middle Arm, nos arredores de Darwin, receberá investimentos estimados em US$ 60 milhões e no futuro dará suporte ao sistema Australia-ASEAN Power Link (AAPL), uma linha submarina de CCAT de 3750 km entre Darwin a Singapura que transportará a energia produzida em uma enorme fazenda solar de 10 GW a ser construída em Tennant Creek, quase 1000 quilômetros ao sul de Darwin.
A princípio as baterias de Middle Arm constituirão um dos dois prováveis sistemas de armazenamento propostos para a rede local entre Darwin e a cidade de Katherine, que experimenta grande aumento nas instalações solares conectadas, tanto as distribuídas quanto as de grande escala. Os sistemas vão absorver o excesso de energia, compensando a variabilidade dos recursos solares e acelerando a implantação da energia fotovoltaica, fornecendo também uma alternativa mais barata que a geração a gás para as grandes quantidades de reserva girante requeridas.
A Sun Cable anunciou em junho do ano passado que o “maior projeto de fazenda solar do mundo”, ao custo de US $ 20 bilhões, começará a ser implantado em Tennant Creek em 2023 e abrangerá planta solar de 10 GWp, sistemas de armazenamento de 20 a 30 GWh e o link submarino CCAT com capacidade de transporte de 3 GW. O projeto vai alimentar de energia a cidade de Darwin e abastecer um terço das necessidades elétricas de Singapura. A finalização do projeto está prevista para 2029.
Em princípio, as grandes estações de armazenamento de baterias estarão localizadas em três locais: na própria usina fotovoltaica e nas extremidades do link CCAT em Darwin e em Singapura. Serão cerca de 600 MW de capacidade de baterias em Singapura e “centenas de MW” a serem instalados no lado australiano, entre os quais os 100 MW de Middle Arm.
O projeto Sun Cable já recebeu declaração de investimentos dos bilionários australianos Mike Cannon-Brookes (da empresa Atlassian ) e Andrew Forrest (do ramo de mineração), além de apoio do governo do NT e interessse expresso pela maior varejista de energia de Singapura, a iSwitch, em ser a primeira cliente do projeto. Esta semana a Sun Cable contratou a empresa Guardian Geomatics para os estudos do traçado submarinio da linha CCAT e teve o sinal verde da agência ambiental do NT para construção e operação do sistema de baterias em Darwin. A empresa está confiante de que conseguirá concluir a estruturação financeira integral do AAPL no final de 2023.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024