Duas iniciativas recentes devem aumentar o consumo de energia via geração solar distribuída por bares e restaurantes. A primeira foi anunciada pela empresa de aplicativo de entregas iFood, em parceria com a empresa de marketing digital Go Sinapse, que passou a disponibilizar para restaurantes que utilizam seus serviços de entrega o programa Melhor Energia. A segunda é a expansão de programa já adotado pela Ambev há dois anos no Brasil.

No primeiro caso, cerca de 100 restaurantes já aderiram ao programa do iFood, o que deve gerar mais de R$ 109 mil de economia anual nas tarifas dos estabelecimentos. Para aderirem, os restaurantes devem acessar o site ifood.melhorenergia.com.br e clicar em “simular desconto” e preencher o cadastro. A adesão ao serviço é gratuita e não há restrição aos restaurantes de todo o país.

Após registrar interesse, o programa analisa o perfil do consumo de energia do requerente e, em seguida, o restaurante é redirecionado para empresa parceira de geração distribuída que mais pode ajudá-lo com desconto na conta. Com isso, o interessado em aderir ao projeto assina um contrato e começa a usufruir de desconto de até 20% em até 120 dias. O acordo funciona no modelo de geração compartilhada de usinas solares de empresas parceiras do Melhor Energia. 

A segunda nova iniciativa envolve a Lemon Energia, startup que está coordenando para a Ambev um programa de GD para bares e restaurantes com contrato de fornecimento das bebidas do grupo. Até o momento a Lemon já conseguiu a adesão de 2700 estabelecimentos e está lançando no momento nova estratégia para ampliar o escopo do programa.

Já com contrato com mais de 30 usinas em todo o país para gerar os créditos, a maior parte solares fotovoltaicas, mas algumas PCHs e usinas a biogás, a Lemon anunciou plano de expansão no Rio de Janeiro, onde precisará de mais parceiros com instalações de GD, de solar FV e demais fontes (biogás, PCHs, eólicas e outras), para cumprir a meta.

“Em curto prazo, esses geradores poderão vender sua produção por meio da nossa solução, pois vamos conectá-los a pontos de venda Ambev no Rio de Janeiro que estejam interessados em economizar na conta de luz. Por isso, a demanda é prioritariamente por usinas já em operação”, afirmou o CEO da Lemon, Rafael Vignoli. Segundo ele, a ideia é atrair geradores com capacidade a partir de 500 kW, sendo que projetos em conexão ou construção também podem se cadastrar.

Atualmente, a Lemon está conectada a usinas de energia sustentável em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Brasília. Desde 2020, os 2700 clientes já economizaram R$ 3,8 milhões nas contas de luz e deixaram de emitir 2,5 mil toneladas de CO2.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025