Desenvolvida pela Iberdrola e localizada em Puertollano, Ciudad Real, Espanha, a usina conta com 100 MW de painéis fotovoltaicos e sistema de armazenamento de energia em baterias de 5 MW/20 MWh. A produção do hidrogênio verde é realizada por meio de um eletrolisador de 20 MW, um dos maiores sistemas do mundo para essa finalidade. O hidrogênio é matéria-prima para a produção de amônia verde, usada pela empresa Fertiberia para fabricar fertilizantes de baixo carbono. A fábrica da Iberdrola será capaz de produzir até 3.000 toneladas de hidrogênio verde por ano e evitar a emissão anual de 78 mil toneladas de CO2.
A Ingeteam foi selecionada pela Iberdrola para fornecer em regime turnkey o sistema de armazenamento, constituído de: quatro contêineres de baterias de 40 pés totalmente integrados, de 1,25 MW/5 MWh cada; sistema de refrigeração líquida das baterias; sistema de monitoramento e controle integrado; central com transformador de BT/MT, quadro de média tensão, transformador de serviços auxiliares e quadro de distribuição; e quatro inversores de bateria Ingecon Sun Storage Power Série B. A Ingeteam também realizou a montagem in loco desse sistema e seu posterior comissionamento.
Com investimento total de 150 milhões de euros, que inclui tanto as instalações de hidrogênio verde quanto a planta fotovoltaica dedicada, a usina de Puertollano será capaz de produzir até 3.000 toneladas de hidrogênio verde por ano e evitar a emissão anual de 78 mil toneladas de CO2.
A Iberdrola também contratou a europeia Nel Hydrogen Electrolyser (divisão da Nel ASA) para a construção do sistema de produção de hidrogênio via eletrólise, baseado na solução Proton PEM desta empresa. A companhia basca Elecnor foi responsável pela montagem elétrica e o fornecimento de materiais, como quadros e painéis elétricos, suportes, eletrodutos e luminárias, enquanto a Construcciones Electromecánicas Consonni fabricou os equipamentos de média tensão em Bilbau. O projeto contou com módulos fotovoltaicos bifaciais, que produzem mais energia e têm maior vida útil, e inversores do tipo string.
A parceria entre a Iberdrola e a Fertiberia contempla o desenvolvimento total de 830 MW de hidrogênio verde na Espanha, com investimento de 1,8 bilhão de euros até 2027. O acordo prevê outros três projetos em Ciudad Real e Palos de la Frontera (Huelva).
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024