Será instalada em Manila, nas Filipinas, a maior usina solar fotovoltaica do mundo combinada com sistema de armazenamento de energia com baterias (BESS, na sigla em inglês). A instalação é da empresa filipina Prime Infra e contempla potência total entre 2,5 GW e 3 GW da UFV e BESS com capacidade de armazenamento de 4.000 MWh a 4.500 MWh.

O projeto será realizado pela Terra Solar Philippines, uma subsidiária de energia renovável sob o controle da Prime Infra e em parceria com a Solar Philippines Power Project Holdings. O empreendimento envolve contrato de fornecimento de energia de 850 MW para a geradora Meralco - Offtaker Manila Electric Company, por um período de 20 anos. O projeto foi aprovado por um processo seletivo do Departamento de Energia das Filipinas realizado no ano passado, dentro de programa federal que estabelece a necessidade de uma porcentagem mínima de energia renovável para os geradores do país.

De acordo com cálculos da Terra Solar, a oferta de 850 MW pode deslocar um consumo anual de aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de carvão ou 930 mil litros de petróleo. Além da redução de emissões, a iniciativa diminuirá a dependência de importação dos combustíveis para o país de 2026 a 2046. O contrato de fornecimento de energia com a Meralco prevê que 600 MW estarão disponíveis até 2026, enquanto os 250 MW adicionais serão entregues em 2027.

As Filipinas estão em implementação de uma política agressiva para expandir a geração renovável. Em 2020, o país decretou uma moratória para o uso do carvão e criou o programa Normas de Portfólio Renovável (RPS, na sigla em inglês), que motivou o projeto da Terra Solar. Atualmente, as fontes renováveis representam 29,1% da capacidade instalada de geração do país.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025