Entrou em operação no município de Nanuque, em Minas Gerais, a primeira usina solar fotovoltaica para geração distribuída do grupo Interalli, que estreia no setor com o investimento. A UFV Nanuque tem 6,75 MWp de potência instalada e capacidade de geração aproximada anual de 12.610 MWh.

A previsão é a de que a geração da usina atenderá a mais de 7 mil consumidores de baixa tensão conectados à rede da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, com redução de custo de 15% nas faturas de energia. Além da UFV Nanuque, a Interalli constrói em outro município mineiro, Cássia, uma usina de mesma potência e que deve ser concluída no terceiro trimestre, elevando a capacidade instalada do grupo em GD para 13,5 MWp.

O grupo Interalli tem mais projetos de geração solar, tanto em Minas Gerais como nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Em fase de licenciamento ambiental, estão as UFVs de grande porte Carnaúba, de 392 MW, e o Complexo Solar de Brasileiro, de 232 MW, ambos os projetos no Piauí. Há mais duas, para geração distribuída, em fase de autorizações: a UFV Vargem Grande, de 6,75 MWp, no Maranhão, e a UFV Solonópole, de 6,75 MWp, no Ceará. Um outro projeto de geração centralizada, a UFV Marangatu, de 360 MW, no Piauí, tem previsão de início das obras no quarto trimestre deste ano, em parceria com a Canadian Solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024