A Lightsource BP, desenvolvedora britânica de projetos solares de grande porte,  firmou contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) de 15 anos com a comercializadora América Energia, que contratou parte da energia a ser gerada pela UFV Milagres, de 210 MWp, em construção no município de Abaiara, no Ceará.

Além da energia, que será negociada com os clientes da comercializadora, o acordo inclui a emissão de certificados de energia renovável rastreável, os I-RECs, durante todo o período e volume vendido, que aliás não foi revelado. “A emissão de I-RECs serve como vetor para geração de valor para o cliente, pois garante sustentabilidade e rastreabilidade, garantindo que a energia venha de uma fonte limpa", disse o vice-presidente de Originação e Comercialização da Lightsource BP, Pedro Vidal.

A UFV Milagres tem previsão de entrar em operação comercial em janeiro de 2024. A construção já foi iniciada e envolve investimentos de R$ 800 milhões. Para a obra, o grupo inglês, fruto de joint venture entre a petroleira BP e a também inglesa Lightsource, captou recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE), por meio de financiamento do Banco do Brasil.

A Lightsource BP tem um pipeline de 4 GW em geração solar centralizada para o Brasil, no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, que foi criado a partir da aquisição de 2 GW de projetos da desenvolvedora nacional Enerlife em 2019. Globalmente, a empresa quer chegar a 25 GW em UFVs até 2025, sendo que atualmente tem em operação 5,4 GW.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024