O Grupo Alexandria vai construir uma usina de energia fotovoltaica de potência de 3,58 MW, com 5786 MW de capacidade de geração anual, em Taguatinga, DF. Considerada, de acordo com a companhia, a maior usina solar do Distrito Federal, o empreendimento terá 8946 módulos em um telhado com área de mais de 23 mil m². A previsão é de que a central abasteça 100% da energia consumida pela universidade.
A planta é a primeira de oito unidades contratadas pela UBEC – União Brasileira de Escolas Católicas, e que serão instaladas nos campi localizados em outros três estados: Palmas (TO), Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo (MG) e em Recife (PE). Ao todo, as usinas vão gerar 10.125,79 MWh, o equivalente ao consumo de 5.626 residências, e evitarão a emissão de mais de 750 toneladas de carbono na atmosfera, prevê o Grupo Alexandria.
Para Weuds Warlley Moreira, diretor de Operações da UBEC, além da redução dos custos operacionais, o sistema reduzirá também os impactos ambientais. “A economia prevista para a vida útil das usinas, estimada em 25 anos, será de aproximadamente R$ 180 milhões. Entretanto, o maior e melhor impacto está presente na possibilidade de adotar práticas sustentáveis em nossa gestão, sempre pensando no meio ambiente e nas futuras gerações de alunos e colaboradores”, diz.
Segundo Alexandre Brandão, CEO da Alexandria, empresa responsável pela construção de todas as usinas contratadas pela UBEC no país, os gastos com eletricidade são muito relevantes para as instituições de ensino. “E muitas delas, como a UBEC, que se preocupa com a sustentabilidade, compreendem que utilizar um sistema fotovoltaico para produzir a própria energia é uma possibilidade de economizar e investir em pesquisa e conteúdo, que formam o legado que passam para seus alunos e para as comunidades onde atuam”, completa.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024