A Ecori Energia Solar, de São José do Rio Preto, SP, doou um inversor Huawei de 5 kW de potência para o LESF - Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

A doação, segundo Marcelo Gradella Villalva, coordenador do LESF, vai ser importante para a equipe de pesquisadores do laboratório estudar e compreender o funcionamento do circuito de detecção e interrupção de arco elétrico (AFCI, na sigla em inglês) dos inversores da fabricante chinesa. “Isso faz parte de um estudo científico que estamos desenvolvendo sobre métodos de AFCI e procedimentos de testes”, explica Villalva (que aparece no centro da foto, com o inversor doado).

O laboratório da Unicamp desenvolve pesquisas e é designado pelo Inmetro para certificação de inversores e módulos fotovoltaicos. Uma das linhas de atuação é a criação de procedimento para testes de desempenho e qualidade de inversores, para comparar diversos equipamentos comercializados no mercado brasileiro. Dessa análise, é criado um ranking de inversores.

 “Essa doação permite estimular a pesquisa sobre um dos principais pontos de segurança em um sistema fotovoltaico, com a detecção e interrupção do arco elétrico. Estamos felizes por poder fazer parte desse processo”, disse o responsável técnico da Ecori, João Souza. 

A Ecori é especializada em fornecimento de sistemas com tecnologia de eletrônica de potência em nível de módulo (MLPE, na sigla em inglês), que funciona integrada a microinversores e inversores com otimizadores de potência, permitindo a operação individualizada dos módulos. Segundo a empresa, a solução tem a vantagem de aumentar a eficiência de geração e a segurança operacional das usinas, permitindo o desligamento de módulos em casos de identificação de arcos elétricos. Até então usando tecnologias das empresas SolarEdge e Apsystems, a partir deste ano a Ecori passou a contar também com as soluções da Huawei, de microinversores e inversores e otimizadores de potência com tecnologia MLPE.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024