A Ecori Energia Solar, de São José do Rio Preto, SP, doou um inversor Huawei de 5 kW de potência para o LESF - Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

A doação, segundo Marcelo Gradella Villalva, coordenador do LESF, vai ser importante para a equipe de pesquisadores do laboratório estudar e compreender o funcionamento do circuito de detecção e interrupção de arco elétrico (AFCI, na sigla em inglês) dos inversores da fabricante chinesa. “Isso faz parte de um estudo científico que estamos desenvolvendo sobre métodos de AFCI e procedimentos de testes”, explica Villalva (que aparece no centro da foto, com o inversor doado).

O laboratório da Unicamp desenvolve pesquisas e é designado pelo Inmetro para certificação de inversores e módulos fotovoltaicos. Uma das linhas de atuação é a criação de procedimento para testes de desempenho e qualidade de inversores, para comparar diversos equipamentos comercializados no mercado brasileiro. Dessa análise, é criado um ranking de inversores.

 “Essa doação permite estimular a pesquisa sobre um dos principais pontos de segurança em um sistema fotovoltaico, com a detecção e interrupção do arco elétrico. Estamos felizes por poder fazer parte desse processo”, disse o responsável técnico da Ecori, João Souza. 

A Ecori é especializada em fornecimento de sistemas com tecnologia de eletrônica de potência em nível de módulo (MLPE, na sigla em inglês), que funciona integrada a microinversores e inversores com otimizadores de potência, permitindo a operação individualizada dos módulos. Segundo a empresa, a solução tem a vantagem de aumentar a eficiência de geração e a segurança operacional das usinas, permitindo o desligamento de módulos em casos de identificação de arcos elétricos. Até então usando tecnologias das empresas SolarEdge e Apsystems, a partir deste ano a Ecori passou a contar também com as soluções da Huawei, de microinversores e inversores e otimizadores de potência com tecnologia MLPE.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025