A mineradora SAM - Sul Americana de Metais, controlada pelo grupo chinês Honbridge, e a geradora CGN Brasil Energia vão construir uma usina solar fotovoltaica de 800 MW de capacidade instalada na região norte do estado de Minas Gerais. O acordo foi selado com a assinatura de um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais no dia 27 de setembro (foto).

Com previsão de entrada de operação em 2024, a UFV será desenvolvida, construída e operada por joint-venture a ser formada entre as duas empresas. Estão previstos investimentos de R$ 3 bilhões, que devem gerar cerca de 2.500 empregos no pico das obras. Não foi informado em qual cidade será construída a usina.

O parque solar visa atender inicialmente demanda de 1,5 GWh/ano do Projeto Bloco 8 da SAM, de extração e beneficiamento de minério de ferro e que será construído nos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis, também no norte de Minas Gerais.

O acordo para erguer a UFV faz parte da meta da SAM de, a partir do quinto ano de operações do Projeto Bloco 8, ser suprido apenas com energias renováveis. Além da fonte solar, serão construídas uma ou mais usinas a biomassa e também parques eólicos para atender a demanda. “Além disso, assinamos um protocolo para que as plantas sejam localizadas no Norte de Minas Gerais, para atender a região como um todo”, afirma Silvia Helena Carvalho Vieira da Rocha, chief compliance officer da CGN Brasil.

O Projeto Bloco 8 é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água. O investimento atual previsto para o empreendimento é de US$ 2,1 bilhões. O minério extraído, de baixo teor (média de 20%), passará por tratamento para aumentar sua concentração para um teor de 66,5%. A produção anual estimada é de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025