Embora fosse possível ser conectada à rede elétrica, uma pousada em construção em reserva particular do patrimônio natural (RPPN), no município de Cavalcante, Goiás, optou por sistema solar fotovoltaico off-grid, com baterias, como fonte de autogeração de energia. Batizada de Avá-Canoeiro, a reserva tem área total de 1.088 hectares, dos quais 66 hectares estão fora do território protegido, o que permite o cultivo da terra e a construção sem a necessidade de autorização de órgão fiscalizador.

O sistema da pousada será fornecido pela chinesa BYD. Terá 30 módulos solares fotovoltaicos BYD MGK36, de fabricação nacional, com potência de 455 Wp cada, totalizando potência instalada de 13,6 kW. Fazem parte ainda do projeto dois controladores de carga Victron Energy SmartSolar 250/100, duas baterias B-Box BYD de 13,8 kWh de potência, um inversor/carregador Victron Energy 230V e uma central de comunicação Cerbo GX, também da Victron, com acessório de visualização.

O projeto off-grid foi dimensionado para atender a um consumo diário de 24 kWh, com média mensal de 720 kWh, e será instalado pela empresa Fonte Solar, de Brasília (DF) após a finalização da obra da pousada, batizada de Passarinhando do Cavalcante e que também inclui um centro de soltura de animais silvestres. A implantação da usina deve durar 45 dias. A proprietária da reserva e da futura pousada é Flavia Maria Ribeiro Cantal, que aparece à esquerda na foto acima, junto com a engenheira  Natália Maestá, da Fonte Solar, ao centro.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024