A empreendedora de energia renovável francesa Voltalia concluiu o comissionamento do complexo solar fotovoltaico Serra Branca (SSM1-2), de 320 MW. Localizado no povoado de mesmo nome no Rio Grande do Norte, trata-se da maior UFV da empresa no mundo e que faz parte de complexo híbrido em implantação cuja potência final será de 2,4 GW, sendo 580 MW de solar e o restante de eólicas.

Segundo o CEO da Voltalia, Sébastien Clerc, as obras do complexo solar continuam para a conclusão de toda a potência prevista, com mais 260 MW do projeto adjacente SSM3-6, cuja construção se iniciou em março de 2022. A primeira etapa SSM1-2, de 320 MW, está terminando seus testes finais de conclusão e da implementação lançada em setembro de 2021.

De acordo com comunicado da Voltalia, o comissionamento foi progressivo, com a instalação gradual de módulos solares e infraestrutura. A primeira etapa foi concluída em abril de 2022, chegando a 245 MW no final de junho e agora a 320 MW. Inicialmente com capacidade de 32 MW, o tamanho do projeto foi aumentado dez vezes graças a novos contratos de venda de energia de longo prazo assinados com uma série de compradores corporativos, incluindo a petroquímica Braskem e a Copel. Os PPAs de longo prazo têm uma duração média de 16 anos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024