A CPFL Soluções vai implementar um projeto de eficiência energética no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que inclui duas usinas solares fotovoltaicas com 250 kWp no total. A empresa do grupo CPFL Energia foi contratada pela concessionária Allegra Pacaembu, responsável pela gestão privada do estádio.
Além das usinas de GD solar, estão previstas na obra, para complementar a autogeração, dois bancos de baterias com total de 1.000 MVA e uma usina de cogeração a gás natural. Na parte de eficientização, será instalada central de climatização de 1.850 toneladas de refrigeração, quatro geradores de emergência com potência total de 4,7 MVA, além de 47 conjuntos de média tensão com 19 transformadores para distribuir a energia pelo complexo. Fazem parte do escopo do projeto ainda um sistema de monitoramento inteligente e dez carregadores de veículos elétricos.
A execução do projeto, que integra o processo de modernização imposto pela concessão, é prevista para começar no primeiro trimestre de 2023, com conclusão esperada ao final do mesmo ano, sob investimento de aproximadamente R$ 70 milhões. A CPFL ficará responsável também pela operação e manutenção de todos os sistemas, com equipe residente, por 15 anos, totalizando aproximadamente R$ 300 milhões em contratos.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024