A Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo, foi palco de um projeto inovador de iluminação pública sustentável. No dia 22 de outubro, o Instituto EDP, braço de ações de responsabilidade social da distribuidora EDP, e as ONGs Litro de Luz e Gerando Falcões instalaram 30 postes alimentados por energia solar na comunidade com mais de 500 moradores.

Os postes foram elaborados por voluntários e moradores da favela com garrafas de PET e tubos de PVC e são equipados com módulo solar, bateria e lâmpadas de LED. A ONG Litro de Luz foi a responsável pela operacionalização do projeto na comunidade onde vivem 190 famílias, que levou cerca de dois meses na preparação para receber a iluminação, e também acompanhará o projeto, fazendo ao longo do tempo as manutenções necessárias e medindo o impacto na vida das pessoas da comunidade

A participação da Gerando Falcões foi por meio do seu projeto Favela 3D, em andamento também no local e que pretende promover a chamada transformação sistêmica das favelas, com mudanças focadas na melhoria da qualidade de vida da população. “A mudança da Favela dos Sonhos vai além da estética. Realizamos o acompanhamento dos moradores e cocriamos com a própria população uma jornada com metas para que, juntos, possam evoluir gradativamente em relação à saúde, educação e primeira infância” comentou Nina Rentel, diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões. 

A EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, Guarulhos, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, já investiu R$ 126 mil nesse projeto de iluminação pública através do Instituto EDP. Além disso, a empresa conseguiu junto à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos autorização para regularizar a energia elétrica das casas da comunidade. A instalação de iluminação pública sustentável é o terceiro projeto do Instituto EDP em parceria com o Litro de Luz. Também foram contempladas com igual  iniciativa as cidades de São Sebastião, no litoral norte paulista, e Vila Velha, no Espírito Santo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024