A Universidade de Marília (Unimar), no interior de São Paulo, inaugurou no final de outubro três usinas fotovoltaicas com capacidade instalada total de 3,25 MWp. Uma primeira usina, de 1,8 MWp, vai atender ao consumo do campus da Universidade, e outra, de 1,45 MWp, vai fornecer energia para o Hospital Beneficente da Unimar. Uma instalação menor, de 6 kWp, será destinada ao ao estudo e experimentos dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo os de engenharias e de arquitetura e urbanismo. O projeto das usinas fotovoltaicas da universidade foi elaborado em parceria com a Canadian Solar, e a instalação ficou a cargo da empresa Dilucs Energia Solar

 Na inauguração, a Pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, disse que a usina solar é um projeto que vai, além de contribuir com o meio ambiente, proporcionar uma experiência única aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. A Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, falou sobre a importância da usina para a saúde pública. “A gente vem com este projeto há dois anos (...) Esta é uma obra realizada com recursos privados que vai ser transformada em benefícios para a saúde pública, porque a gente vai conseguir reverter nosso gasto com energia, que hoje não é pequeno, em saúde pública. Atualmente, nossos atendimentos são em mais de 70% SUS, realmente as contas não fecham (...) Estamos confiantes que vai servir de exemplo para muitos hospitais.”



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025