Lançado em agosto, durante a Intersolar South America, em São Paulo, o selo do Programa de Certificação Qualidade Absolar, que atesta o cumprimento de requisitos preestabelecidos de qualidade e segurança, teve a sua primeira empresa contemplada. Na categoria importadores/distribuidores, a empresa Genyx Solar Power, de Contagem, Minas Gerais, recebeu a certificação no nível máximo AAA

A avaliação da documentação e uma auditoria presencial foi realizada pelo LOT Internacional Brasil, um organismo de certificação designado (OCD). O certificado terá validade de três anos e, para manter o selo, a empresa passará por auditorias anuais. O selo é obtido de forma voluntária e voltado a todos os elos da cadeia de valor, desde fabricantes, fornecedores, distribuidores e instaladores até integradores e empresas de engenharia.

A certificação consiste em processo de avaliação documentado realizado por entidades independentes e qualificadas, os OCDs. Segundo a Absolar, a certificação é um dos mecanismos de avaliação da conformidade (AC) e pode ser aplicada a produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão. Uma vez aprovada, a empresa constará da lista de certificadas na página oficial do programa na Internet e receberá o “Selo Qualidade Absolar”.

“O selo não é exigido por força de lei, mas faz toda diferença para o mercado e para o consumidor final. É uma forma de mostrar e provar o desempenho da empresa para o seu cliente e assegurar um produto ou solução de melhor qualidade e durabilidade”, afirmou na época do lançamento do programa o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia.

O programa compreende três níveis/categorias de certificação: Nível A (o mais completo, com requisitos técnicos exigentes e aprimorados); Nível B (intermediário); Nível C (atende aos requisitos mais básicos, voltado a empresas menores, que estão se estruturando). Mais informações em www.certificacaoabsolar.org.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025