Lançado em agosto, durante a Intersolar South America, em São Paulo, o selo do Programa de Certificação Qualidade Absolar, que atesta o cumprimento de requisitos preestabelecidos de qualidade e segurança, teve a sua primeira empresa contemplada. Na categoria importadores/distribuidores, a empresa Genyx Solar Power, de Contagem, Minas Gerais, recebeu a certificação no nível máximo AAA
A avaliação da documentação e uma auditoria presencial foi realizada pelo LOT Internacional Brasil, um organismo de certificação designado (OCD). O certificado terá validade de três anos e, para manter o selo, a empresa passará por auditorias anuais. O selo é obtido de forma voluntária e voltado a todos os elos da cadeia de valor, desde fabricantes, fornecedores, distribuidores e instaladores até integradores e empresas de engenharia.
A certificação consiste em processo de avaliação documentado realizado por entidades independentes e qualificadas, os OCDs. Segundo a Absolar, a certificação é um dos mecanismos de avaliação da conformidade (AC) e pode ser aplicada a produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão. Uma vez aprovada, a empresa constará da lista de certificadas na página oficial do programa na Internet e receberá o “Selo Qualidade Absolar”.
“O selo não é exigido por força de lei, mas faz toda diferença para o mercado e para o consumidor final. É uma forma de mostrar e provar o desempenho da empresa para o seu cliente e assegurar um produto ou solução de melhor qualidade e durabilidade”, afirmou na época do lançamento do programa o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia.
O programa compreende três níveis/categorias de certificação: Nível A (o mais completo, com requisitos técnicos exigentes e aprimorados); Nível B (intermediário); Nível C (atende aos requisitos mais básicos, voltado a empresas menores, que estão se estruturando). Mais informações em www.certificacaoabsolar.org.br.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024