A Brasol, empresa de soluções de energia solar, carregamento de veículos elétricos e de subestações do grupo alemão Siemens, fechou contrato com a montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus para oferecer serviço customizado de carregamento e geração de energia solar na modalidade “Energy as a Service” (EaaS) para clientes com caminhões elétricos da VW.
Pelo modelo EaaS, os clientes da montadora ficam isentos do investimento e gerenciamento dos equipamentos para estações de carregamento, que ficam sob a responsabilidade da Brasol durante o período de contratação, em troca de pagamento pelo serviço prestado. A modalidade de negócio oferece, sem o capex dos clientes, desde a adequação da infraestrutura, a instalação de carregadores até o fornecimento de energia solar e a operação e manutenção dos equipamentos durante o prazo contratual.
A parceria entre as duas empresas consolidou o chamado e-Consórcio, fundado em 2019 e pelo qual a Brasol será agora a responsável pelo fornecimento da infraestrutura de recarga elétrica de caminhões adquiridos da Volkswagen, que incluem desde estações individuais de carregamento rápido a soluções inteligentes para o abastecimento de vários veículos em um mesmo local.
Segundo comunicado conjunto das empresas, a parceria surge para apoiar o crescimento da eletromobilidade no Brasil, com o investimento da Brasol no País de mais de R$ 500 milhões em 2023. “Estamos animados com esta parceria, pois vamos oferecer uma solução financeira aos nossos clientes, proporcionando redução de custos e de risco operacional, além de contribuir para o desenvolvimento da eletromobilidade”, afirma o CEO da Brasol, Ty Eldridge.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025